Up-selling e Cross-Selling

O up-selling e o cross-selling são, naturalmente, duas técnicas de venda fundamentais para o crescimento exponencial do seu negócio de comércio electrónico. O primeiro conceito visa incentivar o consumidor a adquirir uma versão mais sofisticada ou mais cara do produto que originalmente pretendia comprar. De forma a exemplificar mais facilmente este termo, apresentamos o caso de uma hamburgueria. O cliente dirige-se a um balcão para comprar um menu médio e o vendedor propõe-lhe um menu superior, por uma módica quantia. Benefício: aumento e optimização do pedido no ciclo de vendas. Ao passo que a noção cross-selling (vendas cruzadas) consiste na recomendação de produtos complementares àquele que o cliente está disposto a adquirir. Como por exemplo, na Amazon, ao seleccionar um smartphone, o site sugere-lhe uma capa de protecção ou um par de earpods para adicionar à sua experiência. 


O poder do E-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito simples que pode ser um forte aliado no universo do e-commerce. Trata-se de um canal ideal para fomentar o relacionamento com os clientes, fidelizando-os e promovendo novas oportunidades de venda para o seu negócio online. Existem várias vantagens em enviar campanhas de e-mail marketing, nomeadamente: 

  • Divulgação de lançamento de novos produtos e promoções da loja online;
  • Aumento da conversão de vendas;
  • Diminuição da taxa dos artigos do carrinho “abandonado”;
  • Fidelização de clientes.


Remarketing

Remarketing, traduzido para português significa “fazer marketing novamente”. Refere-se também uma estratégia eficiente para o aumento das taxas de conversão de vendas. É uma técnica de marketing digital direccionada em apresentar anúncios a utilizadores, isto é, potenciais clientes, que numa primeira fase demonstraram interesse por algum produto da sua loja de ecommerce,  mas por alguma razão não concluíram a compra. As redes sociais são um dos exemplos mais frequentemente utilizados pelas campanhas de remarketing, uma vez que os utilizadores passam a maior parte do seu tempo nessas plataformas. 


Campanhas com promoções exclusivas

Umas das estratégias mais aplicada pelas grandes marcas é a promoção de artigos limitados a preços atractivos durante um período de tempo limitado. Deve conhecer certamente algumas das iniciativas mais populares do mercado, como a Black Friday, Cyber Monday ou a Happy Hour que tendem a provocar uma acção de compra impulsiva, resultando um aumento de venda de produtos ou de serviços estrategicamente definidos.


Programa de fidelização

Como referimos anteriormente, a fidelização dos consumidores é um factor importante no comércio electrónico. Para tal, é necessário garantir constantemente a satisfação do cliente, de modo a promover um relacionamento próximo junto da marca, assim como a contínua preferência pelo seu produto. Esta estratégia proporciona diversas vantagens aos clientes, nomeadamente um programa de acumulação de pontos ou oferta de condições especiais (portes de envio, acesso a conteúdos exclusivos, promoções, entre outros).

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